192962880248

2164 palavras 9 páginas
TEXTOS REUNIDOS DE ICONOGRAFIA – Vol. II
TEXTO 5
MACHADO, Lourival Gomes. Os Púlpitos de São Francisco de Assis de Ouro Preto, Influência de Lorenzo Ghiberti na Obra de Antônio Francisco Lisboa. In.: Barroco Mineiro. São Paulo: Perspectiva, 1978. pp. 223 a 256.

OS PÚLPITOS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE OURO PRETO
Influência de Lorenzo Ghiberti na obra de Antônio Francisco Lisboa
Diante de certos problemas artísticos, o pesquisador vê crescerem alguns riscos inerentes à investigação histórica. O objeto de estudo suscita questões críticas essenciais, impondo, como necessária ao próprio conhecimento, uma aferição de valores que, por seu turno, obriga à escolha e à fixação de critérios de avaliação, sempre perigosos porque nunca inteiramente isentos de subjetividade. Acrescentemos, para melhor descrever o estado de espírito dos estudiosos de tais assuntos, a inevitável tentação representada pelas sugestões instigadoras que, a cada passo e para além do caso particular em exame, vão suscitar hipóteses sobre uma obra, um autor e, mesmo todo o período. Então, a curiosidade só faz aumentar a ousadia, parecendo até justificá-la. Resistir a tais elementos insinuantes, eliminando-os voluntariosamente ou fingindo ignorá0los, seria, contudo empobrecer a pesquisa e seus resultados. Mais vale aceitar o que, alias quase sempre se torna irrecusável, procurando apenas distinguir, na medida do possível, o que é dado seguro e o que permanecerá como simples tentativa de interpretação.
O problema dos modelos artístico no Brasil Colonial Desde a fundação do Serviço (hoje, Diretoria) do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ainda há muito por conhecer da arte brasileira dos tempos coloniais. Por vezes, dizem respeito a elementos fundamentais, como, por exemplo, a data ou a exata autoria de peças e monumentos importantes. Outras vezes, são campos inesperados de investigação que se abrem graças a penetração de pesquisadores. Assim sucedeu com o problema dos modelos a que

Relacionados

  • 192962880248
    1805 palavras | 8 páginas