191155 VETORES

1439 palavras 6 páginas
VETORES
Vetor é um símbolo físico-matemático utilizado para representar o módulo, a direção e o sentido de uma grandeza física vetorial.
Vetor (do latim vector = condutor.
O vetor se caracteriza por possuir módulo, direção e sentido. Graficamente o vetor é representado por um segmento de reta orientado, indicado por uma letra sobre a qual colocamos uma seta.
Exemplo.

Neste exemplo tempos um vetor que possui todas as informações necessárias. veja:
Direção: o vetor acima possui a mesma direção da reta r, horizontal;
Sentido: o vetor segue de P para O, da esquerda para direita, neste caso;
Módulo: módulo é a intensidade do vetor, como já sabemos. O módulo é, graficamente representado, pelo tamanho do vetor desenhado, que em nossa caso é de três unidades de medidas u, ou seja 3u.
OBS.: Devemos sempre notar que se a unidade de medida fosse centímetros, o módulo do vetor seria 3 cm, e se a unidade de medida fosse metros, o módulo do vetor possuiria 3 metros, etc.
Vetores iguais e vetores diferentes
Para que dois vetores sejam iguais eles, necessariamente, precisam possuir módulos, sentidos e direção iguais. Por exemplo:

Os vetores acima são iguais, pois possuem as três informações, que constitui uns vetores, iguais.
Se tivermos dois vetores que possuem módulos e direções iguais, porém sentidos diferentes, dizemos que estes vetores são diferentes e opostos. Por exemplo:

Estes dois vetores são diferentes, pois possuem a mesma direção (horizontal), o mesmo módulo, porém o sentido contrário e opostos.

Cálculos com vetores

Alguns dos cálculos que iremos analisar necessitará das lembranças que possuímos sobre trigonometria, se por algum acaso você não se lembrar deles, recomendo que faça uma pequena revisão com seu livro ou caderno para que depois possamos estar dando continuidade a este estudo.

Adição de vetores
Quando executamos uma operação com vetores, chamados o seu resultado de resultante . Dado dois vetores = A - O e = B - O, a resultante é obtida graficamente

Relacionados