190808530139

4225 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Pólo Parceiro Colégio Assembleiano – Marília/SP

CAMILA DE BARROS MARQUES RA 385236–ADMINISTRAÇÃO
FABIANA AP. R. BRAVOS RA 349814–ADMINISTRAÇÃO
MARCELO SOARES DOS SANTOS RA 370436–ADMINISTRAÇÃO
MARILIA SERVILHA INOCENCIO RA 391125–ADMINISTRAÇÃO
MÁRCIO MONTEIRO GONÇALVES RA 391123–ADMINISTRAÇÃO
SHIRLEY MARTELLI DE SOUZA RA 358266–ADMINISTRAÇÃO
SILVANA CRISTINA ROSSI RA 370479–ADMINISTRAÇÃO

Administração
TEORIA DA CONTABILIDADE
Turma N20- Semestre 2

Marília – São Paulo
11 /2012

Profª. Ma. Juliana Leite Kirchner

A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A origem da Contabilidade esteve ligada à necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. Ela é tão antiga quanto à história da civilização. Quando o homem deixou a caça voltou-se para a agricultura e ao pastoreio, rompeu a vida comunitária e começou a divisão do solo criando a idéia de propriedade, assim cada pessoa cuidava da sua riqueza. Quando estas pessoas morriam a sua riqueza era passada neste sentido.
O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

OS PRIMEIROS SINAIS, QUE EVIDENCIAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE:
Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de

Relacionados