19010421

1502 palavras 7 páginas
Relatório de Física Experimental

Prática Nº5: Movimento do plano inclinado

Docente:
Prof. Jose Geraldo Nery

Discentes:
Márcia Mayumi Nagaoka Nakamura Naianne D’Amico Santos

Engenharia de Alimentos - 1º Semestre

Índice

Página
I Objetivo
03
II Introdução
03
III Material Utilizado
04
IV Procedimento Experimental
04
V Conclusão
13
VI Bibliografia
14

Movimento no plano inclinado

I- Objetivo

O objetivo da prática número cinco é determinar os coeficientes de atrito estático e cinético

II- Introdução

O atrito é a componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles. Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força normal, a componente vertical da força de contato; quanto maior for a força Normal maior será o atrito.

Atrito estático
O atrito estático é definido como a força que se opõe ao início do movimento entre as superfícies. Por exemplo, ao aplicar uma força horizontal F a uma caixa em repouso sobre o piso, esta pode não se mover devido a força de atrito estático se equilibrar com a força F que esta sendo aplicada a caixa. Dados experimentais monstram que a força de atrito estático máxima é proporcional a força normal exercida por uma superfície sobre a outra:
(Equação 1 )

O coeficiente de atrito estático depende da natureza das superfícies em contato.
Atrito dinâmico
O atrito dinâmico é definido pela força que surge entre as superfícies que apresentam movimento relativo de deslizamento entre si. A força de atrito dinâmico se opõe sempre a este deslizamento, e atua nos corpos de forma a sempre contrariá-lo (tentar impedí-lo. Se empurrar a caixa com

Relacionados