18567 JULIO CESAR FAQUINI OLIVEIRA 20130320133746000000 ECR

301 palavras 2 páginas
Resenha de Fisiologia
Aluno : Júlio césar faquini Oliveira

A Fisiologia caracteriza-se como o ramo da Biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas,físicas e bioquímicas dos seres vivos .
Em outras palavras, a Fisiologia do Exercício estuda os efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre a estrutura e a função dos diversos sistemas orgânicos.Entretanto, durante o exercício físico ocorrem alterações simultâneas nas funções de todos estes sistemas, de modo que a tendência de investigação atual e, principalmente futura, na área da Fisiologia do Exercício é a elaboração de pesquisas que tragam uma visão mais abrangente e integrada dos efeitos do exercício no organismo como um todo.
O tipo de exercício ou de treinamento também tem sido incluído no tema de algumas linhas de pesquisa,como treinamento de força, treinamento aeróbio,ciclismo, caminhada, entre outros. Algumas vezes,o sistema orgânico que será investigado também é citado, ou seja, adaptações cardiovasculares, respiratórias,endócrinas, imunológicas, etc.
Cabe lembrar que os conhecimentos oriundos da Fisiologia do Exercício podem não ser aplicados de forma direta na prática profissional, mas oferecem suporte para o conhecimento aplicado produzido por áreas como o Treinamento Esportivo e a Atividade Física para a saúde. Entender como o corpo humano funciona e como ele reage e se adapta frente aos estímulos oferecidos pela prática de exercícios físicos permite a busca por soluções mais adequadas para a melhoria da saúde e do rendimento físico-esportivo.
Atualmente, a Fisiologia do Exercício constitui uma área de pesquisa bastante abrangente que tem recebido influência de diferentes áreas e de novos métodos de investigação científica.
Com certeza, os próximos 20 anos irão apresentar uma evolução marcante e uma exploração ainda maior, em particular, em nível microscópico, molecular e genético dos eventos associados à adaptação do corpo humano ao

Relacionados