18301631902

1451 palavras 6 páginas
Como você vê o mundo?

O objetivo deste capitulo é levantar reflexões para estimular a visão do mundo; desenvolvendo-lhes a capacidade perceptiva as mudanças e seus impactos.
Porque as pessoas agem e reagem da forma como o fazem?
As pessoas agem e reagem conforme sua própria visão do mundo. Ter visão de mundo é uma das quinze competências individual mais requerida no mundo dos negócios, porem este capitulo pretende conduzir você a levantar e encontrar respostas para questões sobre alguns fenômenos que estão acontecendo na atualidade de forma que possamos avaliar esses fenômenos em nós mesmos, nos negócios e na sociedade.

Visão de Mundo

As formas de percebê-lo podem variar de uma pessoa a outra, cada pessoa reage à percepção ao seu modo.
A visão do mundo nos faz ver novos significados do passado, entender o presente e projetar e predizer o futuro.
Entende-se então, que cada um de nós tem a sua própria visão de mundo e essa visão exerce grande impacto sobre a nossa forma de agir.
Cada um de nos precisa dessa visão para dar direção ao nosso comportamento e nos auxiliar a estabelecer algum grau de previsibilidade para nossa vida. A forma como uma pessoa interpreta e avalia a realidade contribui para a sua saúde mental e emocional.
As divergências possibilitam múltiplos olhares de um mesmo fenômeno.

Tipos de visão de mundo

A explicação é clássica, orientada pelo assim chamado paradigma newtoniano – cartesiano, porque se fundamenta no pensamento do físico e matemático inglês Sr. Isaac Newton (1643 – 1727) por quem tem por referencia a base filosófica desenvolvida por René Descartes (1596 – 1650) físico, filosofo e matemático Frances.
Newton e Descartes defendiam a previsibilidade, a certeza, a ordem e a razão.

Visão sistêmica ou Holística

Em contraposição a essa visão de mundo baseada na ciência estabelecida desde Descartes e Newton, o século XX viu nascer um debate de natureza através da razão sobre a sua

Relacionados