1829018209182

1387 palavras 6 páginas
Acionamentos Elétricos/2014
Prof. Felipe B. Grigoletto
Lista de Exercícios II

1. Assinale verdadeiro ou falso nas seguintes sentenças:
 ( ) Uma chave contactora cuja categoria de emprego é AC 3 é utilizada em manobras leves, ou seja, empregada para acionamento de cargas ôhmicas pouco indutivas.
 ( ) Um seccionador tem a função de isolar um circuito da rede elétrica que o alimenta, e não é apropriado para manobras com cargas.
 ( ) Os contatos auxiliares de uma chave contactora são empregados no circuito de força, usados para a alimentação de um motor Elétrico.
 ( ) Disjuntor-motor é um dispositivo de operação e manobra, possui a característica de operação térmica e magnética protegendo instalações contra curto-circuito e sobrecorrentes.
 ( ) Termistor é um dispositivo de proteção térmica, e sua atuação baseia-se na variação linear da resistência com a temperatura, sendo utilizado para proteção e também monitoração contínua da temperatura por meio de um relé e display adequados.
2. Cite as principais características, classificação e tipos de fusíveis.
3. Cite e explique os aspectos que diferenciam fusíveis, relés de sobrecarga e disjuntormotor.
4. Defina e enuncie as principais características de termostatos, termistores, e termoresistências. 5. Como opera um relé de falta de fase, e com que finalidade ele é utilizado?
6. Projete um diagrama de comando que contenha 4 lâmpadas: L1, L2, L3, L4, três botões de pressão, sendo dois botões NA (B1 e B2) e um botão NF (B0). Ao pressionar B1 acende-se L1 e L2, ao pressionar B2 acende-se L3 e L4, e ao pressionar B0 todas as lâmpadas são apagadas.
7. Projete um diagrama de comando que contenha 3 lâmpadas: L1, L2 e L3, três botões de pressão (sem retenção), sendo dois botões NA (B1 e B2) e um botão duplo NA+NF (B3).
Ao pressionar B1, acende-se L1 e L2, ao pressionar B2 acende-se L3. Ao pressionar B3 apaga-se L3 e após transcorridos 5 segundos apaga-se L2.
8. Explique o funcionamento do

Relacionados