1823836801-75

344 palavras 2 páginas
Resenha: “O Contador de histórias”
Filme de Luis Villaço baseado na vida de um menino Roberto Carlos Ramos, nascido em uma favela de Belo Horizonte, filho caçula entre os dez irmãos, Roberto Carlos aos seis anos de idade demonstra um talento especial para contar histórias, cheio de imaginação e sonhos, foi abandonado pela mãe em uma entidade de assistência recém-criada pelo governo, FEBEM. Sua mãe assim acreditava que o filho teria um futuro melhor, mas na realidade a instituição era diferente que se era na propaganda da TV. Aos treze anos Roberto perde a esperança, ainda analfabeto, depois de mais de 100 tentativas de fugas, longe de seus familiares, Roberto ___ o estigma de irrecuperável mediante a diretora da entidade.
Visitando a entidade a pedagoga francesa Margherit Duvas aproximou-se do menino com expressões que jamais foram dirigidas à Roberto “com licença” e “por favor”. Este foi um emocionante e bem sucedida história de afeto e dedicação que rendem frutos até hoje. O garote em principio __; mas depois de uma experiência traumática procura abrigo na casa de Margherit e entre eles surge uma relação de amizade e ternura, o que modificará o seu ver em relação ao futuro.
Roberto Carlos Ramos, formado em pedagogia é considerado um dos melhores contadores de história do mundo. Depois de formado voltou a mesma instituição mas como professor.
Este filme foi baseado em fatos reais, e podemos perceber que o contar de histórias pode transformar a realidade de uma pessoa, mas para que isso aconteça o educador deve conhecer a vida da criança e o ambiente em que se encontra, para poder contribuir com o seu desenvolvimento, foi o que a pedagoga do filme, usou para aproximar-se de Roberto, fazendo dele um desafio, estando determinada a fazer do menino objeto de seu estudo. Criando entre eles um forte laço de amizade e admiração que irá se formar e dele um contador de história nascerá.

Relacionados