181361400205

6376 palavras 26 páginas
O TRABALHO COM A LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Daniela Monteiro Vieira Costa – UFES

Introdução: Este artigo tem por finalidade explicitar, em linhas gerais, as contribuições decorrentes de nossa pesquisa de mestrado que foi desenvolvida num centro de Educação Infantil do Sistema Municipal de Vitória-ES, em classes de crianças de dois a seis anos de idade. Considerando a finalidade da pesquisa, que consistiu em investigar como é realizado o trabalho com a linguagem oral na Educação Infantil, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa sóciohistórica, na modalidade estudo de caso Nossa inserção em campo aconteceu no período de maio a dezembro de 2006. Para a coleta de dados, utilizamos a observação participante, registros em diários de campo, filmagens, fotografias (salas de aula e crianças) e entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa (professoras e crianças). Os dados obtidos, por meio de filmagens, foram transcritos, conforme normas apresentadas por Fávero, Andrade e Aquino (2005).

Participaram da pesquisa 52 crianças e cinco professoras que integravam as turmas de dois a seis anos. As crianças pertenciam a famílias pouco numerosas cuja renda familiar girava em torno de um a quatro salários mínimos. As professoras apresentavam trajetórias acadêmicas e experiências no campo educacional diferentes. Das cinco professoras que participaram da pesquisa, duas tinham concluído a graduação, duas estavam fazendo a graduação e uma tinha pós-graduação. E todas tinham experiência em docência na Educação Infantil.

Para a realização da pesquisa, levantamos as contribuições Cerqueira (1986), Hubert (2002) e Barbosa (2001). A discussão que realizamos a partir desses estudos apontou que é preciso pensar a apropriação da linguagem como resultado da atividade social, determinada sociocultural e historicamente. Nessa perspectiva, a linguagem não é uma forma natural do comportamento humano, associada aos aspectos biológicos e psicológicos. Pois, de acordo

Relacionados

  • 181361400205
    4795 palavras | 20 páginas