18120000

1691 palavras 7 páginas
SATIRAS DA ORGANIZAÇÃO
Na Teoria Estruturalista, os próprios estruturalistas abordam a organização de forma crítica. Ultimamente surgiram livros que expõe criticas de modo absoluto e engraçado. Tais autores estão na abordagem Estruturalista, por não se enquadrarem na administrativa, mas eles possuem em comum uma critica azeda e decisiva, e por isso estão nesse capítulo.
Os estruturalistas abordam a organização sob um ponto de vista eminentemente crítico. Contudo, surgiram livros de cunho humorístico, pitoresco e irreverente, e que expõem à sátira o paradoxo e o aparente absurdo de alguns aspectos tradicionalmente aceitos dentro das organizações. Demonstram o ridículo de certos princípios dogmáticos, utilizam afirmações jocosas e absolutas, exemplos perfunctórios e, sobretudo, demonstram uma visão apocalíptica da irreparável entropia das organizações. Apesar de não proporem qualquer tipo de solução, esses autores satíricos – da abordagem do nonsense – apontam falhas e incongruências no processo aparentemente racional da organização. Seu sucesso literário, entretanto, tende a popularizar umas visões críticas, ácidas e negativas do funcionamento das organizações. Obviamente, pecam pelo exagero.
Northcote Parkinson – A lei de Parkinson
"É o homem mais ocupado que tem mais tempo livre"

Você provavelmente já percebeu que se tiver dez minutos para escrever um relatório, você vai escrevê-lo em dez minutos. Mas se tiver quatro horas, vai levar quatro horas para fazer a mesma coisa.
A Lei de Parkinson explica esse… fenômeno: o trabalho existente aumenta a fim de preencher e ocupar todo o tempo disponível para a sua conclusão.
Entendeu agora porque toda a vez que você tem que apresentar algum tipo de relatório, conclusão de tarefa, ou até mesmo um trabalho na faculdade, é muito comum… estourarmos o prazo disponível?
Se você destinar, por exemplo, uma hora para terminar um relatório, é bem provável que termine neste prazo. E se você destinar duas horas para terminar

Relacionados

  • Cabotagem
    261 palavras | 2 páginas