1808 Breve resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Pratica Supervisionada

Aluno: Valmor Oldenburg Junior
Professor: Bruno Mendelski de Souza
Matéria: Historia das RI

Vinte e oito de Setembro de 2012

fuga da família realportuguesa para o Rio de Janeiro, aconteceu em um dos momentos mais apaixonantes e revolucionários entre Brasil e Portugal, em que grupos de interesses diversos, como monarquistas, republicanos,federalistas, separatistas, abolicionistas, traficantes e senhores de escravos, se opunham em uma luta pelo poder que haveria de mudar radicalmente a história desses dois países.
Para os portugueses, além dasurpresa da notícia da viagem, havia um fator que agravava a sensação de abandono, o fato de a noção de Estado, Governo e Identidade Nacional não existir com a ideia que todo poder emana do povo e emseu nome é exercido, entretanto, não existia o princípio fundamental da democracia, pois ainda vigorava o regime de monarquia absoluta. O rei tinha poder total. Criava leis, além de executá-las, osjuízes e as câmaras funcionavam como simples auxiliares do monarca. Nesta época, o trono de Portugal era governado por um príncipe regente. D. João que reinava em nome de sua mãe, uma rainha louca, que jánão podia mais ocupar o trono de Portugal. Esse inimigo era Napoleão Bonaparte, que em 1807 estava no auge de seu poder e era o atual Imperador da França.
No começo do século XIX, Portugal tinha umaforte dependência em relação ao Brasil. O ouro, o fumo e a cana de açúcar, produzida na colônia constituíam o eixo de suas relações comerciais, visto que 61% das exportações portuguesas para aInglaterra saíam do Brasil. No dia 19 de agosto de 1807, o conselho de Estado se reuniu no Palácio de Mafra para discutir a crise política. D. João leu os termos da intimação de Napoleão Bonaparte:Portugal deveria aderir ao bloqueio continental, declarar guerra à Inglaterra, retirar seu embaixador em Londres, expulsar o embaixador inglês de Lisboa e fechar os portos portugueses aos navios...
tracking img