18022891988

6962 palavras 28 páginas
ANÁLISE DE CUSTOS

INTRODUÇÃO
O nascimento da Contabilidade de Custos decorreu da necessidade de maiores e mais precisas informações, que permitissem uma tomada de decisão correta após o advento da Revolução Industrial. Com a Revolução Industrial, as empresas passaram a adquirir matéria-prima para transformar em novos produtos. O novo bem criado era resultante da agregação de diferentes materiais e esforços de produção, constituindo o que se convencionou chamar de custo de produção ou fabricação.
Atualmente as empresas enfrentam o dinamismo do mercado globalizado, as informações são altamente divulgadas em pequenos espaço de tempo, novas ferramentas gerenciais são desenvolvidas e as preocupações de a empresa conseguir se manter no mercado aumentam. A necessidade da análise e do controle dos gastos empresariais acentua-se à medida que cresce a competição entre as empresas.
A atual tendência à globalização dos mercados, que estende essa competição a um nível internacional, enfatiza como não poderia deixar de ser, a necessidade da adoção de técnicas e procedimentos que permitam o adequado gerenciamento desses gastos. A Contabilidade de Custos – que atende essa necessidade – destina-se à geração de informações contábeis de interesse dos usuários internos da empresa, servindo de apoio indispensável a decisões gerenciais das mais diversas naturezas.
Enquanto a Contabilidade Financeira é sintética e regida por regras bem definidas que atendem o interesse do público externo à empresa (ao qual se destinam às informações por ela geradas), a Contabilidade de Custos é analítica e flexível, produzindo dados de receita, custo e resultado por produto, por departamento, por cliente, etc.
Inicialmente desenvolvida para uma melhor avaliação dos estoques, para a apuração do Custo dos Produtos ou Serviços Vendidos e, dos Resultados, a função da Contabilidade de Custos expandiu-se, à medida que aumentava a competição dos mercados, de forma a abranger, todas as áreas e

Relacionados