180210410264

588 palavras 3 páginas
Maconha

Considerações Gerais

A maconha, derivada da Cannabis sativa, tem sido utilizada por mais de 60 milhões de americanos, incluindo 13% daqueles entre 12-17 anos. A droga geralmente é fumada, mas pode ser ingerida VO.

O principal componente psicoativo é o 19-tetraidrocanabinol (THC). Após ter sido fumada, seus efeitos ocorrem em segundos ou minutos, com pico em meia hora, e desaparecem em 3h. Após a administração VO, o início de ação é mais lento, mas os efeitos têm a duração de 3-5h.

Intoxicação

Os sintomas incluem euforia ou disforia, ansiedade, suspeita, risos inapropriados, distorção da sensação de tempo, retraimento social, comprometimento do juízo e os seguintes sinais objetivos: congestão conjuntival, Ý apetite, boca seca e taquicardia.

Causa também hipotermia dose-dependente e discreta sedação. Freqüentemente utilizada com álcool, cocaína ou outras drogas. O tratamento da intoxicação não é necessário. Pode causar despersonalização ou (raramente) alucinações.

Mais freqüentemente, causa um leve distúrbio delirante, usualmente persecutório, que raramente requer medicação. Em doses muito altas, pode causar um leve delirium com sintomas de pânico ou uma prolongada psicose por cannabis (pode durar até 6 semanas). O uso crônico pode levar a ansiedade ou estados depressivos e Sd. apática amotivacional.

A dependência e a Sd. abstinência são controversas - há muitos indivíduos que abusam e apresentam dependência psicológica, porém a abstinência forçada, mesmo em usuários de Ý quantidades, não causa uma Sd. de abstinência característica.

É considerada uma droga de entrada, que leva ao abuso de drogas mais pesadas. O teste de THC na urina é (+) por muitos dias após a intoxicação.

Há diversas reações adversas que podem ocorrer como resultado do uso da maconha e levar o indivíduo a buscar atenção médica. Tais reações são semelhantes àquelas que surgem após o uso de alucinógenos.

Pânico Agudo: tende a ocorrer em

Relacionados