18 PF Soldagem Por Resist Ncia

2514 palavras 11 páginas
Versatilidade, ainda que tardia!

O limite da curiosidade do ser humano é o horizonte. Como a gente nunca chega ao horizonte, porque ele está sempre bastante longe, não há limite para essa curiosidade. Só que o caminho da curiosidade leva sempre à criatividade. Por causa disso, não há meios de limitar a criatividade humana. E o que isso significa para o desenvolvimento tecnológico dos processos de fabricação? Tudo!
Assim, caro aluno, para cada processo conhecido, em períodos de tempo cada vez mais reduzidos, surgem variações mais e mais avançadas tecnologicamente. Ou, então, criam-se novos processos na tentativa de suprir falhas e limitações dos processos existentes. Tudo isso em nome da competitividade, da produtividade e da qualidade.
Na soldagem, não poderia ser de outra maneira. Então, nesta aula, vamos estudar um processo de soldagem que usa um princípio diferente dos que estudamos até agora. É a soldagem por resistência. Vamos a ela!

A ordem é versatilidade!
A soldagem por resistência é um dos métodos mais versáteis de união de metais que existe. Essa versatilidade se refere ao tipo de peças a serem soldadas, com relação a espessura, formato, materiais etc. Refere-se, também, ao equipamento que, com pequenas alterações, pode ser adaptado à soldagem de diferentes tipos de peças.
223

Mas, o que é exatamente a soldagem por resistência? Uma das primeiras coisas a aprender em relação a esse processo, é que o calor gerado não vem de uma fonte como um arco elétrico ou a chama de um gás. Basicamente, é um processo de soldagem baseado na pressão e na resistência elétrica.
Vamos trocar isso em miúdos: a soldagem por resistência compreende um grupo de processos pelos quais a união das peças acontece em superfícies sobrepostas ou em contato topo a topo, por meio do calor gerado pela resistência à passagem da corrente elétrica (Efeito Joule) e pela aplicação de pressão.
Efeito Joule é o resultado da transformação da energia elétrica em energia térmica. É pelo efeito

Relacionados

  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas
  • Estruturas de aco dimensionamento pratico
    123343 palavras | 494 páginas