179999400116

528 palavras 3 páginas
Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe
A importância da biblioteca de classe se dá pela formação de gosto e prazer pela leitura em classes de educação infantil e ensino fundamental. Professores tem sido confrontados insistentemente com desafios da formação dos leitores na escola, esses desafios se dão em como tornar a leitura prazerosa e com mais sentido para os alunos, pois com maior clareza ao que está se lendo maiores são as chances de acertar os livros propostos, com isso é necessário maiores recursos materiais e pessoais para organizar o trabalho com os textos escritos , maior a chance de se tornar adequado, mais consistente e pulsante a prática docente de professores de português.
Com a biblioteca de classe que é uma aula destinada ao ensino de leitura, a prioridade não é o desenvolvimento de competências, como facilidade e clareza no falar ou no escrever, entendimento dos textos do apoio da crítica.
Embora a leitura seja uma atividade tão universalmente reconhecida e compartilhada a ponto de considerarmos um bem valioso, ela não é e não pode ser tomada como uma prática sempre igual para todos, em todos os tempos e lugares.
Nas realidades antigas os textos para o aprendizado da leitura buscavam instruir os alunos nos mais diversos campos escolares como as ciências, a história, a geografia, como também o livro de leitura aos ensinamentos moral e cívico, onde os leitores tinham que colocar em prática a memorização, num excessivo verbalismo, como também a leitura em voz alta, leitura para ser tomada, uma prática temida, que se fazia acompanhar pelas proibições, censuras e punições a textos e condutas considerados transgressores.
Segundo os autores é em 1921 que surge nesse panorama “ Narizinho Arrebitado” de Monteiro Lobato como o livro de leitura para as escolas primárias trazendo com ele o gosto e prazer pela leitura, uma educação apoiada em métodos mais ativos, com maior participação do aluno, menos autoritária e

Relacionados