179848250299

821 palavras 4 páginas
ANEXO I
CONTEÚDOS E PROGRAMAS DAS PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA
CONTEÚDOS
CONTEÚDO DA PROVA
Nº QUESTÕES
Conhecimentos de Português
10
Conhecimentos Específicos
15
PROGRAMAS
CONHECIMENTOS DE PORTUGUÊS:
Texto
: interpretação de texto (informativo ou literário).
Ortografia
: emprego das letras.
Classes gramaticais
: emprego e flexão do substantivo, pronome e verbo.
Sintaxe
: termos da oração; período composto por coordenação; período composto por subordinação; sintaxe de concordância; sintaxe de regência; sintaxe de colocação; ocorrência da crase.
Pontuação
: emprego da vírgula, do ponto e vírgula e do ponto final.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
DIDÁTICA
: conceito, objeto de estudo. Didática instrumental X fundamental. A multidimensionalidade do processo ensino- aprendizagem. A importância da didática na formação do educador. A dimensão técnico-política da prática docente. Planejamento numa perspectiva crítica da educação. Planejamento participativo. Elementos do planejamento: objetivo, seleção de conteúdos, metodologia, recursos didáticos, relação professor/aluno, planos de trabalho, controle e avaliação de rendimento escolar e outros conhecimentos compatíveis com a natureza do cargo. Inclusão na Educação.
METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA
:
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa e Referenciais Curriculares
Nacionais. Alfabetização e letramento. Abordagens: interacionista e sociointeracionista. Psicogênese da língua escrita: concepção e evolução da escrita. Aspectos linguísticos: linguagem, língua e fala; origem e evolução. Aspectos psicolinguísticos: aquisição da linguagem, usos e funções, diferente classificações. Aspectos sociolinguísticos: função social da linguagem, variantes linguísticas, padrão culto, padrão popular, variante sociológicas. Leitura: objetivos, aspectos cognitivos (conhecimentos prévio, expectativas e estratégias de processamento de texto), tipo de leitura: informativa, formativa e

Relacionados