1792407

1090 palavras 5 páginas
PROJETO INTERDISCIPLINAR
PEDAGOGIA - 3º período “A”
2013-01
DAYANI FRANCISCO DE SOUZA,
JOYCE COUTO CORRÊA KAMILA TEIXEIRA DE SOUZA MAÍRA CORRÊA TEODORO SUZETE CAMPI BARROS.
RESENHA CRÍTICA
STEININGER, Isabela Jane. A prática pedagógica nas instituições de educação infantil: um estudo de caso sobre o que indicam as professoras. UFSC e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

A autora possui graduação em Pedagogia - Habilitação Educação Pré Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1988-1992), Especialização em Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, (2004 - 2006) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2007-2009).

Atualmente é efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: rotina, educação infantil, organização dos espaços, princípios pedagógicos, história da implantação e documentos oficiais referentes à educação infantil do município de Florianópolis e práticas pedagógicas.

Steininger relata em sua obra a importância das práticas pedagógicas em sala de acordo com sua pesquisa feita com professoras da Rede Pública Municipal de Educação, onde é possível ver a divergência entre os estudos realizados e a prática vivida na realidade, pois, mesmo com tantas pesquisas e reflexões, as práticas pedagógicas realizadas em sala não adquirem mudança.

A autora conclui também que, na ultima década, o estudo sobre as práticas diminuiu em decorrência do aumento dos estudos da Sociologia da Infância, mas que, de acordo com Saviane (1997) esta mudança faz-se necessária para a obtenção do equilíbrio entre os diversos assuntos.

Por fim, mostra que seu objetivo geral é de analisar os dados do cotidiano contado pelas próprias professoras, levando em consideração sua forma de planejar e de discutir sobre a importância da pratica pedagógica na

Relacionados