17510102046

5136 palavras 21 páginas
Doenças do Coração qualquer afecção que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo.
O coração, impulsiona o sangue para todo o organismo, é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado. Os maus hábitos da sociedade como a má alimentação, sedentarismo, estresse e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Existe também a possibilidade do indivíduo nascer com uma patologia cardíaca (congênita), geralmente devido à má alimentação da mãe durante a gestação; todavia, a maioria das afecções cardíacas é adquirida ao longo dos anos.

As doenças que afetam o coração são classificadas como:

• Doença arterial coronariana (engloba o enfarte ou infarto);
É caracterizada pelo estreitamento dos vasos que suprem o coração por espessamento da camada interna da artéria devido ao acúmulo de placas. A irrigação do coração é denominada circulação coronariana.
São duas as artérias principais: a coronária direita e a coronária esquerda. Doença evidenciada pelo sedentarismo é a doença mais comum atualmente, no Brasil ocorrem cerca de 300 a 350 mil infartos anuais.

Fisiopatologia da doença

Placa de ateroma ocluindo parcialmente uma coronária
A aterosclerose coronariana se desenvolve, por causa da gordura, colesterol, cálcio, colágeno e outros materiais que vão se depositando sobre a parede das artérias, restringindo o fluxo sanguíneo. Às vezes uma fissura, laceração de uma placa permite que o sangue penetre em seu interior, formando um coágulo que pode ou ruptura crescer se desprender e ocluir a artéria, ocasionando um infarto; a trombose produzida por uma placa é o principal responsável pelos eventos cardiovasculares súbitos ou agudos. 1 3
A camada interna da artéria coronária (íntima) é crucial para a formação das placas de ateroma. Ela é protegida por uma fina camada de tecido fibroso, o endotélio. Quando o endotélio é lesado ocorre

Relacionados