174449022/08

7633 palavras 31 páginas
5582920-725170020000A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PLANEJAMENTO FAMILIAR NA MATERNIDADE DE REFERÊNCIA ANA BRAGA NA CIDADE DE MANAUS-AM.
Elane Carneiro de Melo
Eliana Carvalho Ferreira da Cunha1
Kátia Cilene Cordeiro de Oliveira1
Lidemar Fonseca da Silva1
Maria Elane dos Santos Chaves1
Nelly Maria Garcia da Silva1
Èrica Lima Barbosa
RESUMO: O trabalho dos assistentes sociais se desenvolve independentemente das circunstâncias históricas e sociais, que de fato o determinam. E assim, cada vez mais os diversos processos do trabalho Serviço Social se insere no ramo da saúde. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a atuação do Assistente social no planejamento familiar na maternidade Ana Braga na cidade de Manaus-AM. Seus objetivos específicos são: abordar o contexto das políticas de saúde pública do Brasil, assim como, entender as atribuições do assistente social no âmbito da saúde e evidenciar a importância do assistente social no planejamento familiar. A problemática trabalhada neste artigo se dá pelo relevante interesse em abordar o planejamento familiar como direito, liberdade e responsabilidade das pessoas usuárias do serviço do SUS e como ela é aplicada por esse sistema. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, que consiste na apropriação de referenciais teóricos de autores que já publicaram livros, entre outros materiais, que possam servir de base teórica para a construção deste trabalho e através de questionários realizados na maternidade sobre a estrutura e atendimento desta. Os resultados esperados nessa investigação são de conhecer, elencar e pontuar as perspectivas e desafios encontrados pelos Assistentes Sociais frente às demandas do planejamento familiar na área da saúde em Manaus.
Palavras-chave: Serviço Social na saúde, Direito Reprodutivo, Planejamento Familiar.
INTRODUÇÃO
Subjacente á idealização da ação do Serviço Social parece haver uma desconsideração, das condições objetivas sob as quais se desenvolve a

Relacionados