174033320205

829 palavras 4 páginas
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

Administração Científica

Belo Horizonte
2013

PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Pesquisa apresentada à disciplina de Fundamentos de Administração para obtenção de créditos de aprovação no curso de Ciencias Contábeis da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD. Tutor:

Belo Horizonte
2013

Introdução

A Administração é uma Ciencia Social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar, pessoas, empresas, condomínios e etc.
O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

Administração Científica

A Administração Científica é a uma das escolas mais antigas, ou seja, é a mais primária de todas as outras. Esta foi idealizada pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor ( 1856 – 1915), ele foi o fundador da Administração Científica nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos.
Seu trabalho se deu no chão de fábrica junto aos operários, voltado para sua tarefa. Preocupou-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos (Motion-time Study). Taylor começou por baixo, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os

Relacionados