170584610256

1039 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

AVALIAÇÃO E PLANO DE AULA

AVALIAÇÃO E PLANO DE AULA

Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção de média bimestral nas disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico nos anos iniciais E. F.: reflexão e pesquisa, ensino da Língua Portuguesa, ensino de Educação Física Escolar, Seminário VI, Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil. Professores: Sandra Reis, Edilaine Vagula, Marlizete Steinle, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.
Tutora Eletrônica: Miceli de Melo Bernardi Carocia
Tutora de sala: Márcia de Souza Fortes Rodrigues

MANHUAÇU
2014
SUMÁRIO

1. AVALIAÇÃO E PLANO DE AULA 4
2. Plano de Aula 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. AVALIAÇÃO E PLANO DE AULA

A avaliação na elaboração do plano de aula é vista como a última etapa da aula, momento em que o educador irá verificar se os objetivos da aula foram atingidos. Nesta visão da avaliação o educador geralmente sugere questões, questionários, atividades extra-classe, de forma que este, o educador, possa medir o conhecimento do aluno.
Nesta concepção “A avaliação é concebida como processo/instrumento de coleta de informações, sistematização e interpretação das informações, julgamentos de valor do objeto avaliado através das informações tratadas e decifradas. (...) A avaliação cruza o trabalho pedagógico desde seu planejamento até a sua execução, coletando dados para melhor compreensão da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem e poder orientar a intervenção didática para que seja qualitativa e contextualizada.” (Silva, 2003).
A avaliação sob o ponto de vista relatado assim, traz a necessidade que a avaliação seja contínua e proponha uma diversidade de instrumentos avaliativos,

Relacionados