166472270116

2710 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

Com base em pesquisa detalhada a respeito da “Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil”, temos a finalidade de analisar e debater de acordo com o material encontrado pelo grupo, com o objetivo de levar a compreensão de como atuar com eficácia e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, bem como participar da gestão das instituições em que venhamos a atuar como estudantes e profissionais, além de ampliar o conhecimento de cada um sobre o tema.
Hoje a educação está como um dos setores mais importantes no Brasil. Pois através do saber a população cresce, aumenta sua renda e qualidade de vida.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes. Apesar de o Brasil ter avançado muito na educação nos últimos anos, ainda há muito pra desenvolver.

Análise da LDB9394/96
Ao fazermos a leitura da LDB – o Título V, capítulos I, II e IV, analisamos que o documento versa sobre vários pontos a respeito da necessidade de se estabelecer no país um sistema único de educação observado as características regionais e locais que podem ser incluídas no currículo enquanto eixos transversais. Como afirma o Artigo 26 da LDB 9394:
“Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.”
Junto a isso o Ensino Superior também desempenha um importante papel no elo entre Ensino Fundamental e Médio.
No Art. 43, parágrafo III, sobre a finalidade da educação superior, diz algo que esta ligada ao trabalho que os outros níveis da educação procuraram

Relacionados