162569020256

4424 palavras 18 páginas
MANUAL DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Coordenação
Instituto Superior de Educação da FACIC

Curvelo
2007

APRESENTAÇÃO

Este Manual foi elaborado com o objetivo de normalizar a Prática Profissional, para os alunos dos cursos de licenciatura plena da Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo – FACIC, atendendo o Projeto Pedagógico Institucional da FACIC, bem como os currículos escolares instituídos, e as diretrizes de ensino do Ministério da Educação (MEC/SESU).
Nele estão reunidas e sistematizadas as diretrizes e os procedimentos técnicos, pedagógicos e administrativos, visando assegurar a consecução dos objetivos da Prática Profissional, tais como:
• Orientações a respeito da Prática Profissional do seu curso, definindo carga-horária e estabelecendo ações que facilitará seu trabalho na escola-campo (roteiro de trabalho, por exemplo) e na elaboração do relatório do estágio;
• Formulários importantes para desenvolver seu trabalho (Plano de aula/ação; Ficha de registro de atividades do estágio);
• Modelo do documento de encaminhamento do aluno à escola.
O Manual visa orientar os estagiários dos cursos da FACIC com o intuito de esclarecer de forma direta as inúmeras dúvidas do estagiário no "Campo de Estágio".
Os Estágios Curriculares Supervisionados de Ensino estão relacionados ao pensar e fazer da ação docente.
Faça um bom trabalho de forma independente e responsável. Mas, caso tenha dúvidas, procure sempre a Coordenação de Estágio.
As críticas e sugestões de quantos venham a intervir nas relações escola/campo relacionadas com estágio/orientador e estagiário/supervisor serão valiosas e são bem vindas por parte da Coordenação, pois permitirão a consolidação de procedimentos e princípios adequados, que se entende como um processo dinâmico e passível de modificações.

INTRODUÇÂO

O currículo dos cursos em Licenciatura Plena tem como objetivo geral formar Licenciados com sólido preparo

Relacionados