16163095634

1664 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
CETEC PÓLO CORINTO -
PROJETO PRELIMINAR DE PESQUISA – MONOGRAFIA CURSISTA:Paulo Roberto dos Santos
TUTORA:Jaqueline Antunes dos Santos
INTRODUÇÃO
Nota-se que diante de política educacionais atuais, existe uma preocupação governamental em relação ás pessoas portadoras de deficiência, o resultado disto é a inclusão.Com vasta publicações sobre o tema, vêm sendo divulgada. O que percebemos é os grandes esforços para que a deficiência deixe de ser vista com estigmas, a fim de se dá oportunidades reais de vida em comum e que a qualidade sejam alcançadas.
Infelizmente, há muito descaso dos pais. Por outro lado, graças a inserção do deficiente na sociedade e acima de tudo, o seu bem-estar tem sido proporcional, diante de um novo conceito e uma nova forma de enxergar estes cidadãos em seus direitos e deveres sendo praticados no convívio social.
Na filosofia em que se baseiam os direitos humanos evidentemente que todos possam ter as mesmas oportunidades, para assim, alcançar sua independência social e econômica, podendo assim integrar-se plenamente na vida comunitária. Sendo assim as mesmas oportunidades oferecidas pela sociedade às "pessoas normais" deveriam ser extensivas aos indivíduos com retardo mental, com transtornos auditivos ou visuais, com distúrbios emocionais ou sociais e, ainda, com problemas específicos de aprendizado escolar ou de carência cultural. Como direito; vêm constituindo desafios à sociedade e seus sistemas educacionais, contando com meios especializados que permitam adequar estes recursos, no facilitamento do desenvolvimento real e da integração social. Não só é necessária a Educação, como também o trabalho psicológico para que o indivíduo passe a se reconhecer capaz e igual aos outros, perante a sociedade.
Infelizmente uma parte da sociedade absorveu a idéia de igualdade de oportunidades educacionais e que muitas pessoas não são capazes de notar todas as

Relacionados