157949198 ANALISE DA OBRA ROMEU E JULIETA DE WILLIAM SHAKESPEARE

2907 palavras 12 páginas
ANÁLISE DA OBRA ROMEU E JULIETA DE WILLIAM SHAKESPEARE

Apesar desta questão ser problemática, podemos analisar a literatura dramática sob dois pontos de vistas, a do texto dramático e a do espetáculo, que unificados podem formam o todo dramático, dependendo da concepção que se tenha do que é teatro. Aqui será analisado apenas o texto dramático, sem o enfoque no espetáculo da peça em si, independentemente de essa ser uma questão muito hipotética, consideraremos o texto dramático autônomo para realizar a análise da peça.
A obra Romeu e Julieta1 é comumente confundida por pessoas leigas no teatro com um romance, por existir na tensão entre as personagens principais uma história de amor. Apesar disso, é denominada tragédia pura devido ao desfecho acarretar a morte dos protagonistas. Existem rumores de que o enredo da peça Romeu e Julieta de Shakespeare foi baseado em uma novela italiana de Matteo Bandello, originalmente chamada de Giulietta e Romeo, pois havia uma tendência entre os poetas e dramaturgos da época em publicar trabalhos baseados nas famosas novelles italianas.
A história se passa em Verona, por volta do ano de 1500 e conta a história de dois jovens, que apesar de serem de famílias rivais, apaixonam-se. Na trama existe a família Capuleto, cuja filha é Julieta e a família Montecchio, cujo filho é Romeu. As duas famílias eram inimigas de longo prazo e derramaram muito sangue na cidade. Depois de mais uma luta entre os servidores e os parentes das famílias rivais, o príncipe de Verona então, cansado das constantes guerras, faz a seguinte declaração às famílias “Se daqui para diante, perturbardes nossas ruas de novo, vossas vidas pagarão pela quebra da paz”.(Ato I, Cena I). Assim, é como se a sorte estivesse lançada, alguém pagaria muito caro caso ocorresse esta situação novamente.
No início da trama, Romeu está apaixonado por Rosalina, mas não é correspondido. A moça, que jurou castidade, arranca suspiros de Romeu por sua imensa beleza. Depois de muita

Relacionados