1572309

1023 palavras 5 páginas
Nas escolas, antigamente, já existiam jogos, mais não era visto como ferramenta educacional, hoje percebe-se que vivências lúdicas no espaço/tempo escolar encontram-se, muitas vezes, em momentos reduzidos, é ainda assunto de muitos questionamentos. Contudo, apresenta-se uma breve reflexão sobre a importância da ludicidade no ambiente escolar, que vem a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
Atualmente com o avanço tecnológico fez com que alguns conceitos fossem repensados. Várias análises e discussões atribuídas aos jogos vem sendo feitas diariamente no âmbito escolar, Os jogos apresentaram eficiência sendo utilizados para o domínio do educando.
O jogo é uma ferramenta muito importante para o desempenho do indivíduo, onde proporciona, ao mesmo tempo, trocas de informações e faz com que adquira desenvolvimento cognitivo. A criança vai se desenvolvendo e aprendendo a partir do momento em que ela entra em contato com o mundo, através da manipulação de objetos concretos que ela vai formando conceitos como ao seu redor.
O Professor tem que estar sempre se atualizando a respeito dos jogos, utilizando-os como ferramentas para o ensino. É importante perceber, no desempenho do aluno, qual será o jogo adequado para o seu aprendizado, analisar com relação a interação conjunta, no que irá favorecer no desenvolvimento e crescimento que se espera desse educando. Os jogos além de serem divertidos, podem ter um lado educativo, suas atividades auxiliam os alunos em muitos sentidos como na socialização, comportamento individual e coletivo, coordenação, vocabulário, entre outros elementos. O brinquedo coloca a criança na presença de representações: tudo o que existe no cotidiano, a natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que, um dos objetivos dos brinquedos é dar às crianças um substituto dos objetos reais, para que possa manipulá-los.
Com essas novas habilidades adquiridas pelas crianças com os acessos a jogos e avanços tecnológicos,

Relacionados