1554656322

3252 palavras 14 páginas
LOGÍSTICA – MÓDULO C – FASE I Estudo Dirigido
Disciplina: Gestão da Qualidade na Logística

Prof. Disciplina: Elton Ivan Schneider

Livro da disciplina: STADLER, HUMBERTO e SELEME, ROBSON. Controle da Qualidade. As ferramentas essenciais. Curitiba. IBPEX. 2010. 2ª Edição.

Olá pessoal!

Ao longo das aulas neste Módulo Qualidade C 2013 do CST Logística, vocês aprenderam na disciplina de Gestão da Qualidade na Logística, importantes fundamentos que nos remetem ao entendimento dos processos básicos de do funcionamento e gerenciamento da Qualidade e Produtividade.
Agora chegou a hora de demonstrar seu conhecimento através das avaliações. Para ajudá-los, montamos este estudo dirigido como uma ferramenta para auxiliar o seu processo de aprendizagem. Nele, vocês poderão rever aspectos importantes que possibilitaram o entendimento do conteúdo.

Começaremos destacando as diversas ferramentas de qualidade que são usadas pelas empresas. Sabemos que entre as ferramentas de qualidade que auxiliam a análise das causas, encontramos o Gráfico de Dispersão. O Gráfico de Dispersão pode ser utilizado em várias situações, como, por exemplo: processo de solução de problemas, pesquisa social, saúde pública, aprimoramento da qualidade de processos etc. Mas para o correto desenvolvimento dessa ferramenta, é necessário que sejamos capazes de coletar dados da amostra, construir os eixos, colocar os dados no diagrama e adicionar informações complementares. É o Gráfico de Dispersão que possibilita ao analista um estudo do relacionamento entre variáveis consideradas em uma análise. Ele consiste em um aglomerado de pontos, distribuídos sobre um plano estabelecido por um par de eixos ortogonais X e Y.
Outra ferramenta de qualidade muito utilizada nas empresas, que tem como finalidade a obtenção e coleta de dados, é a Folha de Verificação. Ela é composta de uma planilha por meio da qual são documentados os

Relacionados

  • 1554656322
    3252 palavras | 14 páginas