1545484

1084 palavras 5 páginas
Tipos de panelas e facas utilizadas na destoxicação

Panelas Panelas de metal: Os minerais (barro, pedra) são isolantes razoavelmente bons de calor. Por isso, conservam a temperatura da comida já pronta por mais tempo. Mas também precisam ficar mais tempo no fogo para que o calor passe aos alimentos, e durante o cozimento ficam muito mais quentes por fora do que por dentro. Os metais, por outro lado, proporcionam um tempo de cozimento drasticamente menor, e a temperaturas muito mais baixas – economizando combustível (seja madeira, gás ou eletricidade). Por isso, as panelas de metal são menores e muito mais práticas de manusear durante a preparação das refeições.
Sem contar que as panelas de metal são as mais duráveis.

Panelas de Ferro: As panelas de ferro têm um charme eterno e conservam-se por muitos e muitos anos. São panelas ideais para assados, ensopados e cozidos e podem ser usadas no fogo e em seguida levadas ao forno para encerrar cozimentos demorados.
Também são muitíssimo indicadas para quem adota uma alimentação vegetariana, pois a maior fonte de ferro do corpo, além do feijão, são as carnes.
Hoje são encontradas em várias cores e nos mais diversos formatos. Podem ser usadas em fogos altos e baixos com a mesma desenvoltura. O material não deforma e economiza gás, na medida em que distribui muito bem o calor por todo o alimento.

Panelas de alumínio: Panelas de alumínio são baratas e práticas mas estão caindo em desuso, pelo surgimento de materiais mais duráveis.
Entretanto, existem ainda panelas de alumínio fundido que são excelentes, muito fortes e suportam altas temperaturas, em geral usadas profissionalmente em bares e restaurantes. As panelas de alumínio são as melhores entre todas as outras para fritura por imersão. E nem precisa ariar: a mancha escura é uma proteção contra contaminação. Há estudos científicos que mostram que uma panela de alumínio bem conservada não libera alumínio nos alimentos durante o cozimento.

Relacionados