15236987

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Juventude: sob a ótica de jovens internos no Centro Educacional Patativa do Assaré - Fortaleza CE
RESUMO
O presente trabalho artigo tem como objetivo central significar criticamente as categorias juventude e punição sob a ótica de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade. Para o alcance de tal objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e empírica sobre a referidatemática, tendo os jovens do Centro Educacional Patativa do Assaré - CEPA como sujeitos da pesquisa. Tal Centro Educacional está situado no município de Fortaleza-CE, sendo escolhido como lócus de pesquisa pelo fato de atender jovens, em sua maioria, que já cumpriram outras medidas socioeducativas de internação. Neste estudo, buscamos analisar os significados para esses jovens a partir dasreflexões de alguns autores, como GROPPO (2000) e FOUCAULT (1987), que trabalham respectivamente com as categorias juventude e punição discutidas nesta pesquisa. Concluímos que para os jovens juventude é aproveitar a vida, passear, jogar bola, etc. Mas que os mesmos não se percebem como jovens. Para eles as responsabilidades, os comportamentos e as mudanças de vida impostas pela criminalidade fazem comque estes passem a se perceberem como adultos.
INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como foco de pesquisa significar criticamente a categoria juventude sob a ótica de jovens em conflito com a lei privados de liberdade no Centro Educacional Patativa do Assaré - CEPA. Percebendo a complexidade do estudo em tela e a intrínseca relação entre a categoria supracitada e a cultura há ainda neste estudo apretensão de alcançar o objetivo central através do diálogo entre cultura e juventude objetivando compreender como tais categorias se perpassam e influenciam as relações sociais e os comportamentos dos sujeitos em tela.

Percebendo a relevância da juventude como categoria social fundamental à compreensão do funcionamento, das transformações e das características das sociedades modernas (Groppo, 2000),nos utilizamos deste entendimento para realização deste estudo. Sabendo que a categoria juventude possui tanto representação sociohistórica quanto adequação à outras situações sociais e diferenças culturais, tais como gênero e raça que levam a falarmos não de uma juventude mais na pluralidade de tal categoria, ou seja, na existência de várias juventudes. (Rezende, 1989)

O Estado do Ceará tem omaior índice de superlotação do Brasil em centros educacionais voltados para jovens em conflito com a lei. Nesse sentindo, notamos a importância deste estudo ao acreditarmos que compreendendo qual a real significação de juventude para os jovens em conflito com a lei seja possível viabilizar ações e práticas que efetivamente percebam os mesmos como cidadãos e protagonistas de suas próprias históriasde vida.

Buscaremos nos afastar de uma caracterização dos sujeitos deste estudo apenas como jovens carentes ou fragilizados. Apesar de sabermos que a pobreza é uma das categoriais presentes no cotidiano dos sujeitos em tela. Acreditamos que a complexidade da juventude em conflito com a lei vá além desse viés tão em voga nos estudos sobre tal temática. Consideramos que muitas relações feitasentre pobreza/violência e juventude gerem até involuntariamente certo reforço do estigma desses jovens. Nesse sentido vimos emergir os pensamentos de classes pobres, classes perigosas (Novaes, 2003) ou da condição social como determinante para que os indivíduos venham a ser os protagonistas da violência.

Como orientação teórica o conceito de violência utilizado será influenciado por Figueiredo(2008) ao compreendermos está como multifacetada e multideterminada considerando sua importância na formação das mentalidades, dos padrões de sociabilidade dados aos que nascem, crescem e se desenvolvem nesse ambiente cultural. Onde os efeitos dessa violência alcançam todos os níveis da vida pública e privada, onde seu enraizamento se dá em todas as instituições, até mesmo nas ditas como mais...
tracking img