150395

285 palavras 2 páginas
Hipertensão arterial – HA

A hipertensão arterial é, portanto, definida como uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.

Admite-se como pressão arterial ideal, condição em que o indivíduo apresenta o menor risco cardiovascular, PAS < 120 mmHg e PAD < 80 mmHg.

Estima-se que pelo menos 65% dos idosos brasileiros são hipertensos.

FATORES DE RISCO

Idade
Fatores Socioeconômicos
Sal
Obesidade
Álcool
Sedentarismo
Predisposição Genética
Fatores Ambientais
Hiperglicemia e Dislipidimia
Raça
Tabagismo
Doenças renais
Comportamentais (Stress..)

SINTOMATOLOGIA

Cefaléia
Dor na nuca
Dor epigástrica
Dor precordial
Dispnéia
Sudorese
Taquicardia

DIAGNOSTICOS

Para que seja realizado um adequado diagnostico de quadro hipertensivo, deve-se realizar inúmeras aferições de PA no paciente em dias alternados, registrando os dados com data e horário, para serem utilizados como complemento do diagnóstico final pelo médico.

Para verificação da PA o paciente deve não falar e descansar de 5 a 10 min, não estar com a bexiga cheia, evitar pratica de exercícios físicos há 60- 90 minutos; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes; e não está com as pernas cruzadas.

TRATAMENTOS

O tratamento da HA inclui as seguintes estratégias: educação, modificações dos hábitoS de vida e, se necessário, medicamentos. O paciente deve ser continuamente estimulado a adotar hábitos saudáveis de vida (manutenção de peso adequado, prática regular de atividade física, suspensão do hábito de fumar, baixo consumo de gorduras saturadas e de bebidas alcoólicas).

E tratamento com medicamentos conforme a prescrição medica.

Relacionados

  • abrir empresa
    24715 palavras | 99 páginas
  • Administração
    162041 palavras | 649 páginas