1500048785

448 palavras 2 páginas
Analisar quais os fatores geram o fracasso no âmbito da liderança segundo as referências apontadas no texto: A liderança no ambiente de trabalho e por que fracassam os planos de mudanças?
As organizações estão em constante mudanças, visando adequar o comportamento humano as expectativas corporativas; as mudanças são necessárias para uma readequação da gestão e dos relacionamentos interpessoais, e isso leva a excelência em superar conflitos inesperados que prejudicam o ambiente de trabalho.
Contudo são vários os fatores que levam um líder a fracassar nos planos de mudanças, dentre eles:
A falta de pro-atividades; para que as mudanças ocorram de modo efetivo, o líder precisa ser proativo, dotado da capacidade de influenciar sua equipe, gerenciar conflitos e prever situações adversas que possam prejudicar o processo de transformação.
A ausência de clareza nos objetivos pretendidos e inabilidade em negociação; um dos objetivos e meta de um líder é ajustar os interesses da corporação e do grupo, para que ambos sejam atingidos, através da motivação e encorajamento do atingimento de metas, tanto profissionais quanto pessoais, o que resultará em um sentimento de satisfação coletiva.
O exercício da liderança, capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, demanda habilidade em orientar e coordenar as tarefas de um grupo, assim como gerenciar a interação entre líderes e colaboradores em diferentes situações, contudo, muitas vezes, essa habilidade não é completa e plenamente desenvolvida.
Nas abordagens comportamental, contingencial e contemporânea da liderança, o líder deve ser visto como um exemplo, que conduz a equipe na aquisição de bons resultados.
Já no âmbito emocional, o líder assume determinada postura segundo fatores externos em sua relação com os colaboradores. Muitas vezes a interpretação de determinados fatos e atos são distorcidos, não condizendo a realidade em si, prejudicando o processo. Uma mudança pode ser vista através do aspecto positivo,

Relacionados