149973210272

6367 palavras 26 páginas
INTRODUÇAO

No decorrer da revolução introdução (século XIX), o trabalho da mulher foi muito utilizado, principalmente para operação de maquinas. Os empresários preferiam o trabalho da mulher nas indústrias porque elas aceitavam salários inferiores ao dos homens, porem faziam os mesmos serviços que estes. Em razão disso, as mulheres sujeitavam-se a jornadas de 14 a 16 horas por dia, salários baixos, trabalhando em condições prejudiciais a saúde e cumprindo obrigações além das que lhes eram possíveis, só para não perder o emprego. Além de tudo, a mulher deveria, ainda, cuidar dos a fazeres domésticos e dos filhos. Ao se observava uma proteção na faze de gestação da mulher ou de amamentação.

2- Âmbitos internacionais
No âmbito da OIT, a própria constituição dessa entidade já realça a necessidade de proteção ao trabalho da mulher. Começaram posteriormente a ser editadas convenções e recomendações sobre o tema.
A convenção nº3, de1919, ratificada pelo Brasil, diz respeito ao trabalho da mulher antes e depois do parto; a convenção nº 4, de 1919, veda o trabalho da mulher em indústrias, sejam elas publicas ou privadas, salvo se o trabalho for feito em oficinas de famílias; a convenção nº41, de1934, dispõe sobre o trabalho noturno da mulher, exceto de mulheres que ocupam cargos diretivos de responsabilidades, desde que não executassem serviços manuais; a convenção nº45, de 1935, veda o trabalho da mulher em subterrâneos e minas; a convenção nº89, de 1948, trata do trabalho noturno da mulher, executando-se as trabalhadoras na indústria que ocupam postos diretivos ou de caráter técnico, com acentuada responsabilidades.
A declaração universal dos direitos do homem, de 10-12-1942, versou sobre regras de não discriminação por motivo de sexo. Pacto internacional sobre direitos econômicos, sócias e culturais, de 16-12-66, em seu art.3º, determina a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
A convenção da ONU sobre eliminação de todas as formas de discriminação

Relacionados

  • 149973210272
    1021 palavras | 5 páginas