14993 90857 1 PB

7020 palavras 29 páginas
DOI: 10.5433/2236-6407.2014v5n2p15

BRINCAR COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO NA PSICOTERAPIA DE
CRIANÇAS COM MUTISMO SELETIVO
Lia Keuchguerian Silveira Campos
Psicóloga, Mestra em Ciências Médicas pela UNICAMP, Especialista em Psicoterapias na Infância pela UNICAMP, Psicanalista pela Sociedade Psicanalítica de Campinas – SPCAMP.

Sérgio Luiz Saboya Arruda
Professor Doutor MS3 (aposentado), Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Resumo
A partir de conceitos da teoria psicanalítica, é feita uma discussão teórico-clínica em que o brincar serve como meio de expressão e de comunicação na psicoterapia psicanalítica de uma menina de nove anos e de um menino de sete anos de idade, ambos com mutismo seletivo, atendidos duas vezes por semana em um hospital público. Trata-se de um estudo qualitativo, que utiliza o método psicanalítico. As discussões teóricas são ilustradas pela história de vida e por vinhetas das sessões nas quais o brincar permitiu o acesso e o trabalho do mundo interno das crianças, possibilitando que começassem a verbalizar e a produzir representações simbólicas.
Palavras-chave: psicologia da criança; ludoterapia; psicanálise; mutismo seletivo.

PLAYING AS A MEANS OF COMMUNICATION IN SELECTIVE MUTISM
CHILD PSYCHOTHERAPY
Abstract
From psychoanalytic theory concepts, there is a theoretical and clinical discussion about the use of playing as a means of expression and communication in the psychoanalytic psychotherapy of a girl of nine years old and a boy of seven years old, both diagnosed as selective mutism, attended twice a week in a public hospital. It is a qualitative study, using the psychoanalytic method. The theoretical discussions are illustrated by the history of life and fragments of few sessions in which the playing could access and work with the internal world of the child, which they could begin to talk and produce symbols and thoughts.
Keywords: child psychology; play therapy; psychoanalysis; mutism.

Relacionados