148857070302

800 palavras 4 páginas
Terceirização

Direitos e Deveres da Empresa Terceirizada
A terceirização é um conceito moderno de produção, que se firma na parceria consciente entre as empresas especializadas em determinados ramos. É um fenômeno do mundo globalizado e se tornou palavra chave na economia moderna. É um instituto largamente utilizado no Brasil por empresas privadas e órgãos da Administração Pública. É uma das formas de inserção do particular na prestação do serviço público, que se faz por meio de contrato administrativo. Os direitos e deveres de uma empresa terceirizada são os mesmos de qualquer outra empresa. O trabalhador terceirizado tem registro na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), recebe remuneração de mercado, mesmo em caso de dificuldades financeiras da empresa tomadora, sendo garantidos ainda todos os direitos previstos em lei ( FGTS, 13º, férias, aviso prévio e descanso semanal remunerado e aos reajustes de salário acertados pelo sindicato de cada categoria.
Os trabalhadores da empresa terceirizada nem sempre têm os mesmo direitos da empresa contratante, como assistência médica, odontológica e alguns outros direitos que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não estabelece.
As empresas terceirizadas não oferecem planos de cargos e carreiras e dificilmente o trabalhador terá uma promoção da empresa se quiser postos mais altos. As empresas contratantes respondem na Justiça Laboral e paga todos os direitos trabalhistas quando a empresa contratada não paga os referidos direitos. A empresa tomadora de serviço responderá, apenas, em caso de o prestador de serviços inadimplir obrigação de natureza trabalhista, e, ainda assim, se seu patrimônio não for bastante para saldar o débito dela resultante.
Tomada de Serviço e do Empregado Terceirizado
A relação existente entre os tomadores de serviços, a empresa terceirizante e o trabalhador demonstram uma relação trilateral entre eles, criando um fenômeno que surgiu das crescentes necessidades modernas de se

Relacionados