148689210230

1035 palavras 5 páginas
Sistema endocrino
Introdução
Claude Bernard pai da endocrinologia,que é o estudo das secreções interna do organismo.
O sistema endocrino é composto por um grupo de tecidos especializados,as glandulas,que tem a funçao de produzir e liberar na corrente sanguinea substancias chamadas hormonios.
Os hormonios são transportados aos seus locais de ação,em diversas partes do corpo,onde exercem efeitos reguladores sobre os processos celulares.eles podem atuar sobre orgãos especificos(orgaos-alvo) ou sobre celulas distribuidas pelo corpo.Os hormonios são substancias quimicas secretadas para o sangue por celulas que especializadas que regulam funções metabolica de outras celulas do organismo.Portanto tem a função de regulação/homeostase.
A liberação de um hormonio é frequentemente desencadeada pela alteraçao na concentração de alguma substancia nos liquidos corporais, tal efeito é corretivo e compreende o mecanismo de regulação.Alem disso,o sistema endocrino esta interado com o sistema nervoso levando varias respostas para alterações nos meios internos e externos.
HORMONIOS E GLANDULAS ENVOLVIDAS A Hipofise posterior(neuro hipofise) que na verdade não é uma glandula,mas sim um deposito para os hormonios,ele armazena os hormonios antidiuretco(ADH),tambem chamado de vasopressina e o hormonio Ocitosina.
O ADH,é secretado pelo hipotalamo e transportados pelos axônios para a glandula hipofise posterior,onde são armazenados e permanecem ate serem liberados por impulsos nervosos.
O ADH controla a excreção da agua na urina,ajudando assim a controlar a quantidade da agua nos liquidos do organismo,sendo assim a deficiência de ADH inibe a reabsorção de agua pelos rins,o que leva a excreção de grande volume de urina.E em altas concentrações,o ADH constrita as arteriolas aumentando a pressão arterial,resposta essa que pode ser importante durante uma hemorragia grave,isso porque a liberação do ADH é controlada pela concentração do plasma e do volume sanguineo,quando há perda

Relacionados