148334420230

2174 palavras 9 páginas
REFLEXÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO :

As práticas de recrutamento e seleção vem sendo examinadas por diferentes autores . Atualmente tem como finalidade principal não mais o simples preenchimento do cargo como em seus primórdios, estando especialmente voltadas para a contratação dos profissionais mais sintonizados com as necessidades estratégicas das empresas.

DO RECRUTAMENTO COMPULSÓRIO AO RECRUTAMENTO CIENTÍFICO: Podemos dizer que recrutar e selecionar pessoas são práticas tão antigas quanto a organização social dos povos. Desde a constituição das civilizações mais remotas , do antigo oriente ao império napoleônico, de uma maneira ou de outra havia alguma preocupação em avaliar pessoas para escolher aquelas mais aptas a executar uma certa atividade. Os critérios utilizados para a escolha tinham como referência exclusiva aspectos anatômicos , como os da compleição e da força física .Dessa nova ordem decorreu a necessidade de se pensar a sistematização de mecanismos que possibilitassem promover maior eficiência e produtividade em face da crescente concorrência e competição no mercado. A expansão exacerbada da indústria, provocou intensas modificações no processo de produção, das quais a mais significativa foi a fragmentação de tarefas .

O TRABALHO ARTESANAL E INDUSTRIAL: A história do artesanato se confunde com a história da humanidade , pois passou-se a criar e desenvolver artefatos para garantir a sobrevivência e o bem-estar individual e coletivo produzindo objetos com as próprias mãos . As principais características do artesanato são utilidade, funcionalidade em pequena escala. O que diferencia o artesanato produzido em determinado território , é basicamente a forma de conceber e produzir artefatos de acordo com a interpretação da cultura e da trama da história local favorecida pela utilização de matéria-prima disponível . O artesão precisa de uma compensação

Relacionados