1480650

436 palavras 2 páginas
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Medianeira
Engenharia de Alimentos
Química Geral e Inorgânica

LISTA DE EXERCÍCOS 2

1 O último elétron de um átomo neutro apresenta o seguinte conjunto de números quânticos: n = 4; ℓ = l; m = 0; s = +½. Convencionando que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui número quântico de spin igual a +½, calcule o número atômico desse átomo.

2 Quantos elétrons possui um certo subnível, sabendo que o último elétron a preenchê-lo possui os seguintes números quânticos: n = 4; ℓ = 3; mℓ = 1; ms = -½ (considere que o primeiro elétron a preencher os orbitais possui spin +½).

3 O níquel é um elemento que possui a seguinte configuração eletrônica: [Ar] 3d8 4s2. Como você explica que o próximo elemento (Cu) apresente a seguinte configuração: [Ar] 3d10 4s1?

4 Qual dos números quânticos governa (a) a forma de um orbital, (b) a energia de um orbital, (c) as propriedades de spin de um elétron (d) a orientação espacial do orbital?

5 Qual o conjunto dos 4 números quânticos do átomo de cobalto (Z= 27), (a) para o elétron mais energético (b) para o elétron da camada de valência:

6 Faça um esboço da forma e orientação dos seguintes tipos de orbitais: (a) s, (b) pz, (c) dxy

7 Recorrendo na tabela periódica, ordene os seguinte átomos em ordem crescente da 1º energia de ionização. Ne, Na, P, Ar:

8 Escreva as configurações eletrônicas para: a) Ga+3, b) Cr+3, c) Br-

9 Se cada elétron interno fosse totalmente eficiente em blindar os elétrons de valência da carga total do núcleo e os elétrons de valência não fornecessem blindagem uns para os outros, qual seria a carga nuclear efetiva atuando em um elétron de valência em (a) K e (b) Br?

10 Porque F tem energia de ionização maior que O?

11 Ordene os seguintes elementos sólidos puros em ordem crescente de condutibilidade elétrica: P, Ag, Sb

12 Como podemos prever se um óxido será ácido ou básico com base em sua composição?

Relacionados