14758

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução.......................................................................................................................................... 02
Leis.....................................................................................................................................................03Atividades.......................................................................................................................................... 05
Critérios............................................................................................................................................. 06
Ações do SESMT.............................................................................................................................. 10Conclusão.......................................................................................................................................... 12

Introdução

O crescente aumento do ruído em diversos ambientes de trabalho tem levado a uma preocupação constante e cada vez maior dos setores responsáveis pela preservação da integridade física e psicológica dos trabalhadores.
O Programa de Conservação Auditiva – PCAvisa principalmente à prevenção ou estabilização das perdas auditivas ocupacionais, além disso, o PCA é composto por uma equipe com vários profissionais, pois são necessárias medidas de engenharia, fonoaudióloga, treinamento e administração.

Leis

NR - 7

Estabelece diretrizes para a avaliação e acompanhamento da audição dos trabalhadores através da realização de exames audiológicos(audiometrias), cabendo às empresas a adoção de programas que visem a conservação da saúde auditiva dos trabalhadores.
NR - 9

Estabelece como condição fundamental no controle dos processos de trabalho em que há produção de ruído, o monitoramento regular das fontes de emissão e a adoção de equipamentos de proteção coletiva - EPC, como isolamento ou abafamento e de proteção individual - EPI, osprotetores auriculares.
O planejamento de Programas de Prevenção da Perda Auditiva Induzida (PAIR) pelo Ruído impõe-se como principal medida de preservação da capacidade auditiva e de prevenção de outros agravos à saúde da força de trabalho, decorrentes das PAIR, especialmente o risco a que estão expostos estes trabalhadores a acidentes do trabalho, pela redução do seu campo de percepçãoneuro-sensorial.

NHO - 01

Normas de Higiene Ocupacional, estabelece a avaliação da Exposição Ocupacional ao ruído

Portaria n.º48, de 25 de março de 2003 do Ministério do Trabalho

Estabelece normas técnicas de ensaios aplicáveis aos Equipamentos de Proteção Individual com o respectivo enquadramento no Anexo I da NR 06.

NR - 6

Vida útil:
Cabe ao empregador quanto ao EPI :
a) adquirir o adequadoao risco de cada atividade;
(206.005-1 /I3)
b) exigir seu uso; (206.006-0 /I3)
c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em
matéria de segurança e saúde no trabalho; (206.007-8/I3)
d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
(206.008-6 /I3)
e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; (206.009-4 /I3)f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e, (206.010-8 /I1)
g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. (206.011-6 /I1)
Cabe ao empregado quanto ao EPI :
a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;
c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e
d) cumprir asdeterminações do empregador sobre o uso adequado.

Exemplos de Atividades
Embora o ruído ocorra nas mais variadas atividades produtivas, a maior exposição ocupacional ocorre nos setores metalúrgico, mecânico, gráfico, têxtil, químico-petroquímico, alimentos, bebidas e de transportes.
Abaixo estão os níveis de ruído e atividades mais comuns encontradas no cotidiano:

|Níveis de...
tracking img