146256420353

4071 palavras 17 páginas
CURSO: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Tecnologias de Gestão
Professora: Teresa Quintas
PLT: FRANCO, Décio Henrique. Tecnologias e Ferramentas de Gestão. 1ª ed. Campinas: Alínea, 2011.

AS ORGANIZAÇÕES E OS PROCESSOS DE MUDANÇA

Mudar para evoluir. Os especialistas em gestão concordam que esta deve ser a norma nas empresas, qualquer que seja seu tamanho. É isso que vai garantir o crescimento ao longo do tempo e a conquista de novos clientes.
Difícil é colocar esse processo para andar e fazê-lo ter sucesso. Nesta entrevista ping pong, Marcus Vinicius P. Oliveira, psicólogo e consultor organizacional, especialista em Qualidade & Produtividade, discorre sobre as mudanças empresariais e dá algumas dicas.

1) Muito se fala sobre a necessidade de mudanças. Como uma empresa pode administrar as mudanças?
Acredito que sobre esta questão já temos algo fundamental a discutir: o que é mudar e o que é aprimorar? Entendo que mudar é algo que possa tornar o objeto diferente de suas características iniciais ou da sua localização dentro do tempo e do espaço. Quando isto acontece, normalmente, as pessoas encaram de forma natural ou aceitam. O mais difícil é administrar discursos onde várias coisas são faladas e nada de concreto acontece, o que é a maior parte dos casos nas empresas.
Como profissional, prefiro utilizar o conceito de aprimoramento, uma vez que se tratam de situações onde as alterações são lentas e graduais. Creio que os maiores transtornos aconteçam nos processos de aprimoramento. Ou seja, nas situações onde é necessário que as pessoas aprendam novos conceitos para produzir conhecimentos maiores do que os já estabelecidos.
Quando se fala em mudanças o que mais causa ansiedade e, por conseguinte, resistência, é a falta de explicações e definições para onde se irá mudar. Não existe uma forma única de administrar o processo de mudança e as resistências decorrentes da mesma. É fundamental, sim, estabelecer, com a melhor exatidão

Relacionados