1458965236528956

342 palavras 2 páginas
O que ajudou Getulio Vargas a elaborar sua proposta modernizadora do Estado e da sociedade brasileira, ao longo da década de 30 do século XX foi o pensamento sociológico que Oliveira Vianna constituiu. A sociologia de O. Vianna constituiu o marco conceitual que abriu as perspectivas a Getúlio Vargas, para compreender o alcance nacional da problemática social.
Oliveira Vianna não foi um observador abstrato da sociedade em que vivia. Participou do amplo esforço modernizador e centralizador empreendido pelo Estado getuliano.
O período Vargas é marcado por uma tentativa bem sucedida de centralização do poder político através de uma séria de mudanças nas instituições políticas do Estado brasileiro, marcando, assim, não apenas o fim do liberalismo e da descentralização do período precedente, mas apresentando também mudanças no comportamento político da sociedade oriunda tanto da recente industrialização quanto da urbanização acelerada. Nesse cenário, temos a origem de uma das características mais importantes da história política brasileira: o populismo.
O Segundo Mandato

Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.

O suicídio de Vargas

Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de

Relacionados