1455544301-16

1606 palavras 7 páginas
 Justifique seu interesse por esse tema (questões pessoais, acadêmicas, profissionais...):
 Aspectos específicos de interesse no tema (delimitação):

O interesse pelo tema para o Trabalho de Conclusão de Curso é devido ao alto consumo de caldo de cana pela população brasileira, já que é uma bebida nutritiva, saborosa e de baixo custo, sendo comercializado em feiras, lanchonetes espalhados pela cidade muitas vezes sem nenhum cuidado higiênico sanitário dos manipuladores.
Do ponto de vista, microbiológico, a cana é considerada um meio favorável para o crescimento de microorganismo durante a fase da extração permite o desenvolvimento de uma série de outros microorganismo, pois tem uma concentração de açúcares. Assim o caldo de cana é um meio favorável para o crescimento de microorganismo tais como: Salmonella spp,isso envolve desde a sua extração equipamentos e recipientes.

2. Qual é o problema de pesquisa?

O principal problema da pesquisa é avaliar as condições higiênicas sanitárias, para garantir uma boa qualidade do produto evitando assim as possíveis contaminações, por se tratar de um produto com vária quantidade de nutriente e alta atividade de água, faz com que tenha um grande desenvolvimento microbiano expondo grande risco de contaminação á população.

3. Justifique teoricamente o problema da pesquisa.

A cana de açúcar pertence ao gênero Saccharium e para o plantio dessa gramínea é necessário um solo fértil e argiloso e com armazenamento de água típico de climas tropicais e subtropicais. (SANTO, 2001).
Uma bebida extraída da cana de açúcar além de produzir açúcar e álcool é um produto altamente nutritivo de sabor agradável, geralmente comercializado nas ruas por vendedores ambulantes, que possuem moendas para extração e muitas vezes manipulam de forma não apropriada. (CARDOSO ET. al.2005).
O liquido preserva todos os nutrientes presentes na cana entre eles minerais (3%a 5%) como o ferro, cálcio, potássio, sódio fósforo, magnésio além

Relacionados