1452454

810 palavras 4 páginas
1.Defina multiprogramação.

Multiprogramação é a capacidade do sistema operacional de executar concorrentemente vários processos, alternando-os entre CPU e memória. A vantagem da multiprogramação está no fato dela evitar que a CPU fique ociosa enquanto outros processos em execução estão realizando operações que não requerem seu uso (como, por exemplo, operações de entrada/saída).
2.Defina a técnica de spooling.

Spooling (Simultaneous Peripheral Operation On Line – Operação Periférica Simultânea On Line). Spooling de entrada consiste na leitura de jobs (por exemplo, cartões) para o disco, para que, assim que o processo em execução termine, haja jobs prontos para serem processados pela CPU. Spooling de saída consiste na prévia transferência dos arquivos de impressão para o disco. Nos computadores pessoais modernos, não faz mais sentido a utilização de spoolings de entrada, já que todos os dados já estão, desde o início, carregados no disco. Talvez ainda possa ser encontrado spoolings de saída em tarefas de impressão, nas quais é necessário armazenar a fila de impressão para que sejam liberados os recursos da CPU.
3.Disserte sobre a função desenvolvida pela DMA (Direct Memory Access), destacando, inclusive, a sua influência na multiprogramação. A técnica de DMA (Direct Memory Access) é útil em operações de E/S. O controlador recebe informações de onde o dado se encontra, qual o dispositivo de E/S envolvido, posição inicial de memória onde os dados serão lidos ou gravados e o tamanho do bloco de dados. A transferência é realizada pelo controlador (que assume temporariamente o controle do barramento), utilizando uma área de memória reservada, denominada buffer.Na multiprogramação, a técnica de DMA é útil pois permite que a CPU se dedique a atender, processar outra tarefa em execução, enquanto a operação de E/S ocorre em paralelo, sem necessitar ficar ociosa esperando a E/S. O DMA é útil para operações em que haja a

Relacionados