144600480507

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Inserção da Pluralidade Cultural nas Escolas

Nas atividades de trabalho de campo notou-se uma grande pluralidade cultural, principalmente por ser uma observação na turma de EJA (Educação deJovens e Adultos) que há pessoas com o caráter já formado, ideias e opiniões pré-estalecidas é notório nesta turma que há uma certa intolerância quanto a cultura do próximo, diante disto resolvitrabalhar com o tema transversal Pluralidade Cultural. As escolas muitas vezes não abordam este tema que é fundamental e que deveria ser inserido nos currículos de todos os níveis de aprendizagens. Porisso concordo com os PCN´S Temas Transversais (1997, pág. 30) que afirma:
“[...] Também na escola, onde essa diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade escolar, essapresença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada.”
Pois muitas vezes o professor cria resistência diante dessa problemática, já que a escola é o local onde se aprende e também se ensina éinteressante que valores e respeito sejam trabalhados no âmbito escolar. Trabalhar com pluralidade cultural é algo que exige de certa forma uma neutralidade e isto não é algo fácil, pois é difíciljulgar ou avaliar o aluno sem deixar que a sua cultura interfira nessa avaliação, cultura não se resume apenas em manifestações folclóricas, dança ou comida típica é também a linguagem, opinião,saberes, costumes então é a questão de aceitar a ideia do próximo, é levar em consideração o saber que o aluno traz consigo, principalmente os alunos jovens e adultos que já têm uma bagagem de vida. .Por isso é importante à presença do diálogo como recurso de aprendizagem até mesmo para desconstrução do ensino metódico cujo professor apenas transmite conteúdo e o aluno não passa de um meroreceptor, pois como diz FREIRE (1998, pág.18) “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou construção” e como o professor é elemento fundamental no processo de...
tracking img