144374320531

4345 palavras 18 páginas
Utilização do nitrito de sódio como inibidor de corrosão em estruturas de concreto armado sujeitas a ação dos íons cloretos
Marcelo H. F. de Medeiros1; Eliana Barreto Monteiro2
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil

Fabiana Padilha Carneiro3, Béda Barkokébas Júnior4
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – Pernambuco, Brasil

RESUMO
No Brasil, grande parte das edificações estão sujeitas à ação da névoa salina com elevados teores de íons cloretos, elevada umidade relativa e temperatura, que são condições propícias para acelerar a cinética do processo corrosivo. Por este motivo, uma avaliação sobre o uso do nitrito de sódio como inibidor de corrosão em estruturas de concreto armado fez-se necessário, já que se dispõe de limitadas informações técnicas sobre o desempenho desse tipo de produto e a sua influência na resistência à compressão dos concretos e argamassas.
Neste trabalho, são apresentados resultados de um estudo comparativo com corpos-deprova com inibidor e sem inibidor de corrosão, onde foram empregados ensaios de corrosão acelerada com solução de cloreto de sódio. De forma complementar, verificou-se a influência da adição de nitrito de sódio na resistência à compressão das argamassas.
1. INTRODUÇÃO
Existe uma tendência mundial ao uso de adições e aditivos no preparo do concreto com a finalidade de aumentar a durabilidade e consequentemente a vida útil das estruturas.
Entre os aditivos que vêm sendo utilizados, podemos citar os inibidores de corrosão, objeto do nosso estudo.
Segundo Berke e Rosenberg citados por Gentil (1996), a utilização de inibidores de corrosão é uma prática bastante difundida na indústria de uma forma geral, possuindo uma tradição de aproximadamente 100 anos. Porém, como aditivo para concreto tem-se sua
1

Engenheiro Civil, Mestrando do Departamento de Eng. de Construção Civil da Escola Politécnica da USP (e-mail: marcelo.medeiros@poli.usp.br)
2 Engenheira Civil,

Relacionados

  • 144374320531
    693 palavras | 3 páginas