1440592967110

838 palavras 4 páginas
Recentemente, é notória a pratica de uma violência que incidi sobre os povos indígenas, dispõe-se, de uma violência tácita, que marca o dia-a-dia de tais povos, em pleno século XXI e em um país que segundo sua constituição desconsidera todo e qualquer tipo de disparidade cultural de raça ou cor.
Embora haja a existência explicita de artifícios legais de proteção aos direitos humanos, observa-se um grande número de infrações que afetam diretamente tais direitos, desconsiderando totalmente a figura “pessoa”, ficando esta minoria submetida a graves problemas rotineiramente, fato este, que vem ocorrendo no Brasil na atualidade.
Existem diversos dados, que trazem a tona sobre a violência contra os povos indígenas no Brasil, onde os mesmo deixam explicito que a violência contra os povos indígenas é gritante, problemas tais como: Violência sexual, homicídios, suicídios e até mesmos embates territoriais, enstão sendo cada vez mais presenciados, de acordo com o relatório 2003-2005 “A violência contra os povos indignas no Brasil”.
Desde décadas, os índios são considerados como selvagens, “bicho do mato”, onde na maioria das vezes são discriminados, são assassinados, são iludidos, explorados e até mesmo perseguidos. Um preconceito que fica “atrás dos lençóis”, pois por mais que fale que nosso país e plurirracial ou que tenha plurietnicidade, não aceitam os diferentes tipos de costumes e tradições existentes.
Observamos grandes desvantagens entre os indígenas e os não indígenas, primeiro pela grande maioria estar confinado em uma área fixada, e estabelecida por lei e segundo por não terem a mesma liberdade que nós temos. Mas a pergunta, é porque disso ?, sendo que eles também são cidadãos brasileiros ?! Seria uma consequência proveniente desde o principio, no descobrimento do Brasil, ou seria apenas uma má construção de Estado, pertinentes a uma má administração.
Segundo Cidamore, Eversole e MacNeish (2006, p.19), “ os padrões de desvantagens indígenas se observam em

Relacionados