143799830256

332 palavras 2 páginas
ATIVIDADE AVALIATIVA DE MACROECONOMIA

1- A) PIB é o produto interno bruto, representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, países, estados, cidades, durante um período determinado.
Ele mostra se a economia de um país esta em crescimento ou em queda.
B) Estará em expansão, levando se em conta que no PIB de 2012 houve um crescimento de apenas 0,9%, portanto um crescimento de 3% seria certamente uma grande expansão para a economia brasileira.

2- X-M significa exportação menos importação.
Se o valor de importação for maior que o exportado será ruim, pois quanto mais produtos são importados, significa que menos produtos nacionais estão no mercado, a indústria nacional está em baixa, como pode se perceber na fórmula, o valor da importação é subtraído da soma dos outros produtos, fazendo com que o valor do PIB fique menor.

3- A) O IDH mede a qualidade de vida com base em indicadores de renda, saúde e escolaridade. No caso da renda utiliza-se o subindicador PIB per capita com base no poder de compra local.

4- - perda de valor da moeda (comprar menos bens com o mesmo dinheiro)
- agravamento das condições de vida (agravamento do custo de vida)
- o entesouramento (procura de bens que não se desvalorizam, por ex. jóias, ouro, obras de arte, etc)

5- Deflação: A deflação é contrária á inflação, ou seja, é quando os preços começam a cair, não é nada bom, porque os produtos e serviços vão perdendo o valor. No caso da economia brasileira a deflação está geralmente relacionada a queda da atividade econômica que é refletida na perda do poder aquisitivo da população. Para evitar a falência a queda de preços é a única alternativa encontrada pelas empresas para garantirem a venda de seus estoques.

Hiperinflação: A hiperinflação é uma inflação acima dos níveis considerados adequados. De acordo com muitos economistas, pode-se considerar hiperinflação quando o índice fica acima

Relacionados