1430413857670

683 palavras 3 páginas
Pedagogia
Disciplina:
Prof.(a):
Aula:
Semestre:

Metodologia Científica
Lílian Gavioli
1
1° semestre flex
Aula Atividade

Objetivo da Atividade:
- Conceituar o conhecimento e diferenciar os tipos de conhecimento: senso comum e conhecimento científico.
Caro aluno:
Realize a leitura do texto abaixo em equipe.Ao terminar respondam as questões.
Peça para o tutor encaminhar as dúvidas e as respostas.
O que é conhecimento?
De acordo com Fonseca (2002, p. 10),
(...) o homem é, por natureza, um animal curioso. Desde que nasce interage com a natureza e os objetos à sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em que vive.
Apropria-se do conhecimento através das sensações, que os seres e os fenômenos lhe transmitem. A partir dessas sensações elabora representações. Contudo essas representações, não constituem o objeto real. O objeto real existe independentemente de o homem o conhecer ou não. O conhecimento humano é na sua essência um esforço para resolver contradições, entre as representações do objeto e a realidade do mesmo. Assim, o conhecimento, dependendo da forma pela qual se chega a essa representação, pode ser classificado de popular (senso comum), teológico, mítico, filosófico e científico.

O que é senso comum?
O senso comum, segundo Fonseca (2002, p. 10), surge da necessidade de resolver problemas imediatos.
A nossa vida desenvolve-se em torno do senso comum. Adquirido através de ações não planejadas, ele surge instintivo, espontâneo, subjetivo, acrítico, permeado pelas opiniões, emoções e valores de quem o produz. Assim, o senso comum varia de acordo com o conhecimento relativo da maioria dos sujeitos num determinado momento histórico. Um dos exemplos de senso comum mais conhecido foi o de considerar que a Terra era o centro do Universo e que o Sol girava em torno dela. Galileu ao afirmar que era a Terra que girava em volta do Sol quase foi queimado pela Inquisição. Portanto, o senso comum é uma forma específica de

Relacionados