142905524 Resumo Raizes Europeias e Brasil

1140 palavras 5 páginas
Título do artigo:
RESUMO – Educação Física – Raízes Européias e Brasil de Carmem Lúcia Soares
Publicação original:
3ª edição – Campinas-SP: Autores Associados, 2004 - (coleção educação contemporânea)
Descrição:
Educação Física – Aspectos sociais 2.Educação Física – Brasil – História I. Sant’Anna, Denise Bernuzzi de II. Título. III. Série.

Data: 10/05/2012
Docente: Professora Bruna

Curso: 1º Semestre /Licenciatura em Educação Física/UNEMAT

Discentes: Rafael Lauretti, David Glaucio, Suzanna Espindola, Marlon Assis e Nayara Seraglio.

RESUMO

AS BASES POLÍTICAS, ECONOMICAS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FISICA

A Educação Física será a própria expressão física da sociedade do capital. Na consolidação dos ideais da Revolução Burguesa, a Educação Física se ocupara de um corpo a-historico, indeterminado, um corpo anatomofisiologico, meticulosamente estudado e cientificamente explicado. Estava sendo criado pelo homem, sujeito que conhece uma sociedade calcada nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, uma sociedade na qual haveria um mercado livre, uma venda livre da forca de trabalho. Estava se consolidando o triunfo do capitalismo, que ocorre sob a direção da burguesia a partir da dupla revolução, triunfo este que rompe e abole as relações feudais em toda a Europa Ocidental, e cria, com seu ideário, as condições objetivas para a construção desta nova sociedade, regida pelas leis do capital e pautada na abordagem positivista de ciência.
Esta abordagem de ciência, calcada nos princípios da observação, experimentação e comparação, e aquela que realizou, ao longo dos séculos XVII a XIX, aquilo que poderíamos chamar de uma naturalização dos fatos sociais, criando um "social biologizado". Nesse processo de reconstrução da sociedade, o homem, um ser que se humaniza pelas relações sociais que estabelece, passa a ocupar o centre de criação desta nova sociedade. O

Relacionados