142825660329

1086 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO À TEORIA DE ERROS

INTRODUÇÃO

A nomenclatura sobre metrologia e as regras básicas sobre incerteza foram discutidas nos últimos anos por grupos de trabalho constituídos de especialistas indicados por diversas organizações internacionais (BIPM, ISO, IUPAC, IUPAP,IEC, OIML) e foram publicadas em dois importantes textos: Guide to the Expression of Uncertainty in Measurements e International Vocabulary of Basic and General Terms in Metrology. Esta última publicação foi traduzida pela INMETRO em 1994.
Com a finalidade de tornar a exposição mais clara, e em conformidade com a Legislação Brasileira, serão apresentadas as definições e alguns comentários sobre termos mais usuais em Teoria dos Erros.

DEFINIÇÕES

Medição:Conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza.

Valor Verdadeiro: Valor consistente com a definição de uma dada grandeza específica.

O valor verdadeiro de uma grandeza é o valor que seria obtido de uma medição perfeita e a determinação do mesmo pode ser entendida como o objetivo final da medição. Entretanto, deve ser observado que o valor verdadeiro é por natureza, indeterminado.

Resultado de uma medição: Valor atribuído ao mensurando, obtido por medição.

Mensurando: Grandeza específica submetida à medição.

Erro: Resultado de uma medição menos o valor verdadeiro do mensurando.

Isto é, é a diferença entre o resultado de uma medição e o valor verdadeiro dessa grandeza. Uma vez que o valor verdadeiro é uma quantidade desconhecida, resulta que o erro também o é, aos mesmos em princípio.

Desvio padrão experimental: Para uma série de medições de um mesmo mensurado, a grandeza , que caracteriza a dispersão dos resultados é dada pela fórmula:

onde xi representa a diferença entre o resultado da i-ésima medição e a média aritmética dos n resultados

Relacionados