1427406445 ARQUIVO ArtigoANPUHBRASIL

3984 palavras 16 páginas
PAUL EHRENREICH E OS ÍNDIOS BOTOCUDOS DO
ESPÍRITO SANTO
JÉSSICA VERISSIMO LOPES PANDOLFI *

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar os índios Botocudos do Espírito Santo sob o olhar de Paul Ehrenreich no final do século XIX bem como analisar a visão de Paul Ehrenreich sobre os índios botocudos do Espírito Santo, dentro do contexto das impressões dos viajantes estrangeiros ao Brasil.1

Palavras-chave: Índios Botocudos; viajantes estrangeiros; representação.

ABSTRACT

This article aims to analyze the Botocudos the Espírito Snto under the gaze of Paul Ehrenreich in the late nineteenth century and analyze the Paul Ehrenreich's view of the botocudos Indians of the Espírito Santo, within the context of the impressions of foreign travelers to Brazil.

Keywords: Indians Botocudos; foreign travelers; representation.

*

Mestranda do Programa de Pós-graduação em História – UFES.
É salutar dizer que a escolha do tema deve-se ao meu projeto de pesquisa de mestrado do curso de Pós-graduação em História da UFES.
1

2

No decorrer do século XIX não só o Brasil, mas também o Espírito Santo recebeu a visita de vários viajantes estrangeiros. Muitos foram os que estiveram em terras capixabas e por meio de seus relatos dispomos de fontes preciosas para os dias atuais. Estes produziram narrativas de especial valia para os historiadores do Brasil a respeito do cotidiano no XIX.
Escreveram sobre suas vivências e observações em território brasileiro de acordo com suas formações e interesses. Deste modo se condicionou a propagação de “visões do Brasil” em território europeu via publicação das escritas de viagem. O esclarecimento dos interesses envoltos nas escritas de viagem visa um uso mais consciente destas enquanto fonte histórica.

UM ALEMÃO CHAMADO PAUL EHRENREICH

Paul Max Alexander Ehrenreich nasceu em Berlim em 1855. Doutorou-se em medicina e em filosofia, e foi docente da Universidade de Berlim. Dedicou-se também aos estudos de etnologia e antropologia. Realizou

Relacionados